ajax-loader-2
Pavnext | PRÉMIO PRIO JUMP START 2018
10756
post-template-default,single,single-post,postid-10756,single-format-standard,mikado-core-2.0.2,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-child-theme-ver-1.0.0,mkd-theme-ver-2.0.2,side_menu_slide_from_right,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.1,vc_responsive

PRÉMIO PRIO JUMP START 2018

PRÉMIO PRIO JUMP START 2018

As três vencedoras do programa de aceleração da Prio já são conhecidas. Entre as ideias premiadas está um pavimento inteligente, um carregador mais rápido de veículos elétricos e robótica avançada.

 

Já são conhecidas as três startups vencedoras do programa de aceleração Prio Jump Start, promovido pela Prio e em parceria com a consultora de inovação iMatch. De um total de 99 candidaturas, de 20 países diferentes, foram escolhidas três startups: duas são portuguesas e uma espanhola.

 

A portuguesa Pavnext apresentou uma solução inovadora de pavimento inteligente, que alia a segurança rodoviária à eficiência energética.

 

O pavimento permite captar a energia cinética de carros e pessoas e transformá-la em energia que pode ser usada em todo o tipo de aplicações. A proposta permite, ainda, a monitorização de dados de tráfego e energia gerada e consumida em tempo real.

 

No campo dos veículos elétricos, a outra startup portuguesa vencedora, a TramGrid, desenvolveu um carregador que utiliza a corrente disponível nas redes catenárias dos elétricos para alimentar o carregamento dos veículos elétricos de forma mais rápida.

 

A startup espanhola sediada em Sevilha, a Macco Robotics, chegou ao pódio com soluções de robótica avançada e especializada na interação com humanos, destinadas às áreas do retalho, saúde, lazer e restauração.

 

“O Prio Jump Start traduz a nossa forma aberta de encarar a inovação, procurando trazer para dentro da organização soluções inovadoras provenientes de agentes naturais de inovação, as startups. Nesta edição, focámo-nos em áreas chave para a nossa organização, de forma a garantir que tínhamos as startups certas a trabalhar connosco”, disse Cristina Borges Correia, diretora de inovação da PRIO, em comunicado.

 

As três grandes vencedoras foram selecionadas entre um grupo de dez finalistas que apresentaram, durante o bootcamp que terminou na passada sexta-feira, dia 6 de julho, os seus projetos à administração da Prio e aos responsáveis pelas várias áreas de negócio da empresa. A escolha dos melhores projetos baseou-se no trabalho desenvolvido ao longo das três semanas de bootcamp.

 

Agora, vão ter a oportunidade de realizar um projeto-piloto com a Prio, de valor base mínimo de dez mil euros e com o apoio de especialistas da empresa e da Nova SBE para ajudar a implementá-los.

 

Além destes prémios, as primeiras cinco classificadas tiveram acesso a uma outra prova. Voar num avião de acrobacias, com o Comandante Luís Garção e controlar o avião durante um loop aéreo. O autor do melhor loop garante o acesso ao Web Summit ou a 2.500 euros destinados à promoção da sua startup.